Informação em tempo real 24 horas por dia
perigo dentro de casa
Ontem, fui surpreendido por uma grande explosão nos arredores da minha residência. Ao sair e verificar o que houvera, descobri a causa. A panela de pressão de uma vizinha voou pelos ares e quase causou um acidente fatal. Depois do susto, ficamos nos perguntando a cerca dos riscos de se cozinhar nesse útil mas, perigoso utensílio.

RETIRANDO DÚVIDAS
Não é de hoje que se houve falar em explosões de panelas de pressão. Muitos consideram como culpado o fabricante da panela, o cozinheiro, o alimento e até forças de caráter sobrenatural, a verdade é que nessas horas a física por trás do fenômeno é esquecida.

Pois bem, antes de explicar o motivo da explosão, interrogo sobre o porquê de cozinhar um determinado alimento sob pressão. E a resposta é simples.Cozinhamos os alimentos em panela de pressão pois assim podemos cozinhar em maior temperatura, uma vez que sob maior pressão a temperatura de ebulição tende a aumentar, assim o alimento necessitará de menos tempo para ficar pronto.

Daí surge o perigo da explosão, se eventualmente a válvula de vapor estiver entupida, estaremos cedendo calor para a panela elevando sua temperatura e consequentemente sua pressão. O vapor estará preso não podendo assim aliviar a pressão de dentro da panela, ou seja, quando essa pressão ultrapassar o limiar da pressão suportada pela panela, ela se deformará e explodirá.

Pois bem, as dicas para evitar este tipo de acidente então são:

* evite encher demasiadamente a panela de pressão.
* observe se durante o processo de cozimento a panela está liberando vapor normalmente.
* Não pressione a válvula de escape de pressão durante o cozimento.
* Observe antes do cozimento se a válvula está com algum entupimento.

Seguindo essas dicas você poderá utilizar sua panela de pressão despreocupadamente.

DO BLOG:  A causa da explosão da panela de pressão da vizinha foi  justamente pelo fato de ela  ter pressionado a válvula de escape de pressão durante o cozimento, por isso todo cuidado é pouco.


 

>
Compartilhe:

Um comentário:

  1. muito bom, assim o pessoal que não sabe mexer nesse tipo de panela, irá pensar duas vezes ou mais antes de arriscar.

    ResponderExcluir

Siga-nos

Publicidade