Informação em tempo real 24 horas por dia

Um em cada cinco municípios brasileiros já aderiu ao Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). Até o momento, 1.327 municípios (ver tabela abaixo) já fizeram a adesão ao programa, com oferta de 3,7 mil vagas para médicos (2 mil), enfermeiros (1 mil) e cirurgiões dentistas (700). No Rio Grande do Norte, são 34 municípios que oferecem emprego para profissionais de saúde (veja tabela abaixo). A vagas são para as pessoas que estejam interessada em atuar nas equipes de saúde da família e outras estratégias atenção básica. Os municípios interessados têm até dia 7 de fevereiro para fazer sua  adesão  e os profissionais de saúde até o dia 12, segun do edital publicado nesta terça-feira (31) no Diário Oficial da União prorrogando o prazo.

Além do benefício de contar com profissional por 40 horas semanais, os municípios também receberão o incentivo para a implantação e manutenção do Telessaúde, que permitirá às instituições de ensino superior vinculadas ao Provab dar suporte às atuação dos profissionais. Os municípios serão responsáveis pela contratação e remuneração dos profissionais, bem como pelo custeio de moradias quando houver necessidade.


Podem participar os municípios listados na Portaria Conjunta n° 2 (2011), definidos pelo Ministério da Saúde segundo o percentual da população em extrema pobreza e da população residente na área rural.Os municípios selecionados foram agrupados de acordo com os seguintes perfis: população rural e pobreza intermediária ou elevada; populações quilombola, indígena e assentamentos rurais; capital ou região metropolitana; população maior que 100 mil habitantes.


Médicos vão concorrer a 2 mil vagas

Médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que desejarem concorrer a uma das 3,7 mil vagas do Provab – têm mais duas semanas para realizar suas inscrições. O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (31/01), no Diário Oficial da União, edital prorrogando oficialmente o prazo para o dia 12 de fevereiro. Médicos vão concorrer a 2 mil vagas, enquanto que para enfermeiros e cirurgiões-dentistas estão sendo oferecidas, respectivamente, 1 mil e 700 oportunidades.


Além de ter uma oportunidade de trabalho, os profissionais de saúde terão mais facilidade em, posteriormente, ingressar em programas de residência em qualquer especialidade e universidade pública do país. Os profissionais que tiverem boa avaliação de desempenho receberão pontuação adicional de 10% na nota final dos exames de residência médica que vierem a prestar. O objetivo do programa é reforçar os recursos humanos da atenção básica em municípios com carência de pessoal.


“O Provab é mais um dos programas do Ministério da Saúde que visa reduzir as desigualdades regionais existentes em nosso país no que diz respeito ao acesso à saúde. Além disso, o programa oferece aos profissionais participantes a oportunidade de conhecer diferentes realidades e de exercer a profissão onde a população mais necessita, fortalecendo a dimensão da relevância social de sua atuação”, analisa o ministro Padilha.

O PROGRAMA – Nesta primeira edição do Provab, será firmado contrato de um ano com os profissionais que forem selecionados. Ao final desse período, os médicos que tiverem uma boa avaliação de desempenho receberão pontuação adicional de 10% na nota nos exames de residência médica que vierem a prestar.Durante toda a atuação nas unidades de saúde, os profissionais serão tutoriados pelas instituições de ensino superior participantes, que darão suporte presencial e à distância por meio do programa Telessaúde, coordenado pelo Ministério da Saúde. As instituições poderão auxiliar com a chamada “segunda opinião formativa” na assistência aos pacientes do SUS.

ATENÇÃO: PARA O MUNICÍPIO OU O PROFISSIONAL DE SAÚDE FAZER SUA ADESÃO AO Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), BASTA CLICAR  AQUI
 
Por Priscila Costa e Silva, da Agência Saúde – ASCOM/MS
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-2452 e 3315-3580

RIO GRANDE DO NORTE
UF Município
RN ALMINO AFONSO
RN ANTÔNIO MARTINS
RN AUGUSTO SEVERO
RN BENTO FERNANDES
RN BODÓ
RN CAICÓ
RN CANGUARETAMA
RN CERRO CORÁ
RN CORONEL EZEQUIEL
RN CORONEL JOÃO PESSOA
RN DOUTOR SEVERIANO
RN ESPÍRITO SANTO
RN GOIANINHA
RN JAÇANÃ
RN JOÃO CÂMARA
RN JUCURUTU
RN LAGOA D’ANTA
RN LAGOA DE VELHOS
RN LAGOA NOVA
RN LUCRÉCIA
RN MACAÍBA
RN MARTINS
RN MAXARANGUAPE
RN NATAL
RN NÍSIA FLORESTA
RN PAU DOS FERROS
RN RUY BARBOSA
RN SANTO ANTÔNIO
RN SÃO JOSÉ DE MIPIBU
RN SÃO MIGUEL
RN SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
RN SERRA DE SÃO BENTO
RN SERRINHA
RN VENHA-VER
>
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Siga-nos

Publicidade